PROJETO: “OLHARES”
Profª Ana Paula Baioni (Geografia)
--------------------------------------------------------------------------------
Objetivo geral: Conhecer melhor o espaço da escola.
Público Alvo: Alunos de Quinta série do Ensino fundamental.
Duração do projeto: Dois meses.
Professores participantes: Ana Paula Baioni (Geografia), Ivan Tavares Scotelari de Souza (Ciências) e Gesielly Beatriz Paulino (Educação Artística)
Proposta de trabalho: Desenvolver um projeto que atenda as necessidades e curiosidades dos alunos vindos de outra escolas com relação a sua nova escola como: dependências, utilização, funcionamentos e regras a serem respeitadas de acordo com o regimento da escola.
--------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
1. Crias situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento das habilidades como: observação, descrição, comparação, trabalho e síntese.
2. Identificar as diferentes forma de organização existentes dentro da escola como ponto de partida para entender as relações e organizações do espaço com outros lugares (bairros, cidade Estado, etc);
3. Reconhecer a relação entre os diversos lugares para o bom funcionamento do nosso espaço escolar;
4. Identificar a importância das regras para o funcionamento dos lugares;
5. Criar estratégias que, possibilitem aos alunos escolher a função que mais aprecie (fotógrafo, desenhista, entrevistador), dessa forma, valorizar o trabalho de cada um no grupo, propiciando o aumento da auto estima e autonomia do aluno;
6. Propiciar a inserção da disciplina de ciências e ed. Artística, ampliando a discussão sobre ecologia e meio ambiente;
7. Criar situações onde o aluno consiga socializar com os colegas da sala e professores o conhecimento aprendido e reelaborado;
8. Representar o espaço da escola, com base nos conhecimentos prévios dos alunos em cartografia;
9. Comparar os diferentes tipos de vegetações encontrados nos arredores da escola;
10. Perceber-se como parte integrante do meio ambiente;
11. Criar uma situação no qual o aluno passe da posição e espectador para a posição de construtor do seu conhecimento.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
& Trabalho de campo para análise do local a ser explorado;
& Divisão das funções de cada componente do grupo (desenhista, entrevistador, etc)
& Seleção do local a ser visitado e analisado;
& Elaboração de Perguntas pelos alunos sob orientação da professora;
& Organização de uma “pasta trabalho” com seus registro;
& Registros, fotografias, descrições escritas, croquis e desenhos;
& Roda de conversas sobre o tema: os lugares da escolas e suas diferentes regras;
& Confecções de molduras para os trabalhos
& Confecções de Maquetes dos lugares visitados;
& Sínteses das informações coletadas.
RECURSOS UTILIZADOS:
Máquina fotográfica, filme, fichas para entrevistas, folhas de papel sulfite, caderno, caneta , lápis, borracha , lápis de cores, tesouras , réguas, canetas hidrocores, computadores, , cartolinas, fita crepe, material de sucatas, , isopores e tinta guaches.
FINALIZAÇÃO DO TRABALHO:
Exposição de fotos, desenhos, croquis e textos que deverão ser expostos nos corredores e na página do site da escola, mostrando a leitura crítica do espaço da escola, seus elementos, regras e relações.
AVALIAÇÃO: Observação direta dos participantes.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Tá Rolando Uma Química
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário