“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Tá Rolando Uma Química

PROJETO: “OLHARES”

Profª Ana Paula Baioni (Geografia)


--------------------------------------------------------------------------------

Objetivo geral: Conhecer melhor o espaço da escola.

Público Alvo: Alunos de Quinta série do Ensino fundamental.

Duração do projeto: Dois meses.

Professores participantes: Ana Paula Baioni (Geografia), Ivan Tavares Scotelari de Souza (Ciências) e Gesielly Beatriz Paulino (Educação Artística)

Proposta de trabalho: Desenvolver um projeto que atenda as necessidades e curiosidades dos alunos vindos de outra escolas com relação a sua nova escola como: dependências, utilização, funcionamentos e regras a serem respeitadas de acordo com o regimento da escola.


--------------------------------------------------------------------------------

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

1. Crias situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento das habilidades como: observação, descrição, comparação, trabalho e síntese.

2. Identificar as diferentes forma de organização existentes dentro da escola como ponto de partida para entender as relações e organizações do espaço com outros lugares (bairros, cidade Estado, etc);

3. Reconhecer a relação entre os diversos lugares para o bom funcionamento do nosso espaço escolar;

4. Identificar a importância das regras para o funcionamento dos lugares;

5. Criar estratégias que, possibilitem aos alunos escolher a função que mais aprecie (fotógrafo, desenhista, entrevistador), dessa forma, valorizar o trabalho de cada um no grupo, propiciando o aumento da auto estima e autonomia do aluno;

6. Propiciar a inserção da disciplina de ciências e ed. Artística, ampliando a discussão sobre ecologia e meio ambiente;

7. Criar situações onde o aluno consiga socializar com os colegas da sala e professores o conhecimento aprendido e reelaborado;

8. Representar o espaço da escola, com base nos conhecimentos prévios dos alunos em cartografia;

9. Comparar os diferentes tipos de vegetações encontrados nos arredores da escola;

10. Perceber-se como parte integrante do meio ambiente;

11. Criar uma situação no qual o aluno passe da posição e espectador para a posição de construtor do seu conhecimento.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

& Trabalho de campo para análise do local a ser explorado;

& Divisão das funções de cada componente do grupo (desenhista, entrevistador, etc)

& Seleção do local a ser visitado e analisado;

& Elaboração de Perguntas pelos alunos sob orientação da professora;

& Organização de uma “pasta trabalho” com seus registro;

& Registros, fotografias, descrições escritas, croquis e desenhos;

& Roda de conversas sobre o tema: os lugares da escolas e suas diferentes regras;

& Confecções de molduras para os trabalhos

& Confecções de Maquetes dos lugares visitados;

& Sínteses das informações coletadas.

RECURSOS UTILIZADOS:

Máquina fotográfica, filme, fichas para entrevistas, folhas de papel sulfite, caderno, caneta , lápis, borracha , lápis de cores, tesouras , réguas, canetas hidrocores, computadores, , cartolinas, fita crepe, material de sucatas, , isopores e tinta guaches.

FINALIZAÇÃO DO TRABALHO:

Exposição de fotos, desenhos, croquis e textos que deverão ser expostos nos corredores e na página do site da escola, mostrando a leitura crítica do espaço da escola, seus elementos, regras e relações.

AVALIAÇÃO: Observação direta dos participantes.

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut