“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

sábado, 21 de junho de 2008

Os Números do IDEB

Clique no título para assistir a matéria.
Demora um pouco para carregar o vídeo mas vale a pena esperar.

Vamos aprender com quem sabe, ou melhor, com quem se importa, aprendeu e fez diferente. Não podemos ter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas. Parabéns aos que se empenharam em melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil.
Na reportagem uma gestora fala da falta de compromisso do professor. A escola tem toda a infra-estrutura pedagógica para tirar uma nota melhor mas ficou com um dos menores índices do Brasil.
A matéria fala também da parceria que precisa acontecer entre escola e a família. Trata da falta de freqüência dos alunos por problemas sociais e da falta de professores.
Seja por carência real ou temporária a verdade é que a falta de professores é um problemão que o gestor precisa contornar. Como melhorar a aprendizagem se algumas turmas das séries finais do ensino fundamental passam longos períodos sem professores em algumas disciplinas? E o que dizer dos alunos das séries iniciais que, quando o professor adoece, ficam em casa?

São muitas as dificuldades que a escola pública enfrenta. Os desafios são grandes. Precisamos assumir sim, a nossa percela de responsabilidade, a parte que nos cabe deste índice. Se melhorou, o que eu fiz para melhorar? Qual a minha próxima meta? Se o índice abaixou, o que eu tenho que fazer para recuperar? Qualquer que seja a pergunta ou a resposta sobre o IDEB, o que importa é a reflexão que ele suscita e a reação que demanda. O que todos querem é a oportunidade para brilhar, para aprender, para ser melhor, E só a escola competente promove a aprendizagem dos conteúdos que os educandos precisam para transformar-se e MUDAR a CARA da EDUCAÇÃO do Brasil.
Vamos torcer para que as outras instâncias da administração pública, façam o mesmo. Que se incomodem com desempenhos tão vergonhosos, que priorizem a educação e que façam o que tem de ser feito. Em vez de apontar todas as armas para o professor vamos pensar: quem cuidou até agora da sua formação, da atualização, da saúde, da auto-estima? Quem se importa com o seu salário, sua moradia, sua aparência, seu sorriso?
Neste contexto de difuldades e desafios no qual gestores e professores da escola pública estão inseridos e que, infelizmente é regra no Brasil, todo avanço merece uma comemoração esfusiante.
Parabéns professores! Vamos continuar fazendo a nossa parte. O nosso IDEB melhorará significativamente quando ELES apontarem as armas na direção certa, exterminarem a corrupção política, fizerem uma varredura nos "fundos" dos corruptos e "desviarem" esses bilhões para os "fundos" da Educação.

Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica

Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá pessoal,

Parabéns pelo blog e pelo belo trabalho desenvolvido.A educação precisa de bons professores, comprometidos e bem formados, mas também de condições de trabalho dignas e valorização de todos os profissionais da educação.

Deixo um convite aos professores de Português que trabalham com alunos do sexto ano em diante, para participarem de um intercâmbio com alunos de outras escolas, além da minha, através do blog Palavra Aaberta.

http://palavraaberta.blogspot.com

e-mail do projeto:

palavraaberta@gmail.com

Aguardo a visita de vocês

Grande abraço
Prfo. Gládis

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut