“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aula de Filosofia


Trabalho realizado com alunos: Ensino Médio Regular e EJA
Disciplina: Filosofia

Relato da professora sobre o filme: À Procura da Felicidade

" O que realmente importa na vida? Quais são os nossos sonhos? Sabemos a resposta mas raramente conseguimos nos libertar das exigências de uma rotina cada vez mais acelerada e de um uma sociedade cada vez mais competitiva. Aos poucos nos desviamos do que é essencial e perdemos o controle e o sentido da nossa vida.

Este filme aponta caminhos para que possamos aproveitar os tesouros que possuímos ao alcance de nossos mãos; mostra que temos o poder de transformar nossa vida e a vida das pessoas que nos rodeiam, mudando apenas nossa visão de mundo.

Considerando o perfil dos alunos, a maioria oriunda de comunidades de baixa renda, pensei numa aula diferente, que proporcionasse um momento de reflexão sobre relações humanas da família, no trabalho e na sociedade.

É fundamental ressaltar a importância da fé, da perseverança e da luta diária para a realização dos nossos sonhos!"


Um trabalho como este vale a pena ser registrado.

Conheço a professora Ana Lúcia desde que comecei a trabalhar nesta escola em 1999. Até 2005, ano em que implantamos o Ensino Médio, ela atuava nas turmas do Ensino Fundamental. Sua competência, criatividade e simpatia já seriam atributos suficientes para despertar nos colegas e alunos sentimentos de respeito e admiração. Mas, para mim, o que a torna uma educadora tão especial é a sua pedagogia sempre renovada com projetos interessantes como este; o capricho na apresentação do seu trabalho; a disponibilidade para planejar e a persistência para atingir os objetivos. Certa vez, logo no início do ano letivo, vi alguns alunos da 5ª série exibindo alguns livros criados por eles num caderno de desenho grande. Fui ver do que se tratava e me surpreendi com a qualidade dos trabalhos. Ela dava aulas de História mas antes de qualquer conteúdo programático, ela pediu que cada aluno contasse a sua própria história. Estava tudo ali no livro de cada um, começando pela certidão de nascimento, fotos, relato dos familiares sobre as travessuras da infância, relatos sobre a escola e os professores que eles tiveram até aquele ano. Merece destaque também o projeto "Mãe África" que ela e outras professoras executam na parte diversificada do currículo da escola. Outro aspecto profissional que destaco é e a qualidade das aulas mantida desde que a conheci. Trata-se de um diamante, não se desgastou com o tempo, aposta na qualidade do seu trabalho para fazer diferença na vida dos alunos.
Parabéns professora Ana Lúcia! O seu exemplo me faz acreditar que, neste país, as grandes heroínas e heróis são educadores que, como você, ensinam alunos a procurar a felicidade.

Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut