“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

terça-feira, 6 de maio de 2008

Os Quatro Pilares da Educação - Uma Reflexão Permanente

No Conselho de Classe do 1º Bimestre de 2008(COC1) os professores participaram de uma atividade de montagem de dois textos: "Os Quatro Pilares da Educação" para as turmas Regulares do Ensino Fundamental e Médio e "É Possível Evolução sem Educação" para as turmas da EJA. Ao témino da atividade, o texto montado pelas equipes foi comparado ao original. A atividade proposta tinha o objetivo de provocar uma reflexão sobre os temas e a importância da práxis educativa. Concluimos que não haverá evolução sem que sejam observados e aprendidos os conceitos básicos dos quatro pilares da educação, a saber: "Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com o outro, Aprender a ser."

O Conselho de Classe do 1º turno contou, num determinado momento, com a presença da mãe de uma das nossas alunas. O relato desta mãe confirmou e alimentou as nossas convicções, no que diz respeito a parceria que deve existir entre a família e a escola visando o desenvolvimento global dos nossos alunos. Foi uma reunião focada no objetivo. A partir de agora, conhecendo melhor o perfil das turmas e dos alunos, podemos propor ações mais efetivas para combater os problemas identificados no COC1, dentre eles, os mais preocupantes são: a infreqüência que acarreta o baixo rendimento e consequentemente a retenção do aluno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Irecy, parabéns pela organização do COC. Em cada um tivemos uma surpresa.Foi uma troca de conhecimentos... Ganharam os professores... Ganharam os alunos... Ganhamos nós... OBRIGADA!!!

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut