“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

terça-feira, 6 de maio de 2008

Os Quatro Pilares da Educação - Uma Reflexão Permanente

No Conselho de Classe do 1º Bimestre de 2008(COC1) os professores participaram de uma atividade de montagem de dois textos: "Os Quatro Pilares da Educação" para as turmas Regulares do Ensino Fundamental e Médio e "É Possível Evolução sem Educação" para as turmas da EJA. Ao témino da atividade, o texto montado pelas equipes foi comparado ao original. A atividade proposta tinha o objetivo de provocar uma reflexão sobre os temas e a importância da práxis educativa. Concluimos que não haverá evolução sem que sejam observados e aprendidos os conceitos básicos dos quatro pilares da educação, a saber: "Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com o outro, Aprender a ser."

O Conselho de Classe do 1º turno contou, num determinado momento, com a presença da mãe de uma das nossas alunas. O relato desta mãe confirmou e alimentou as nossas convicções, no que diz respeito a parceria que deve existir entre a família e a escola visando o desenvolvimento global dos nossos alunos. Foi uma reunião focada no objetivo. A partir de agora, conhecendo melhor o perfil das turmas e dos alunos, podemos propor ações mais efetivas para combater os problemas identificados no COC1, dentre eles, os mais preocupantes são: a infreqüência que acarreta o baixo rendimento e consequentemente a retenção do aluno.

Um comentário:

Aizê Albernaz de Aquino Monteiro disse...

Irecy, parabéns pela organização do COC. Em cada um tivemos uma surpresa.Foi uma troca de conhecimentos... Ganharam os professores... Ganharam os alunos... Ganhamos nós... OBRIGADA!!!

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut