“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

terça-feira, 3 de março de 2009

Combate à Dengue

A dengue não é transmitida. O vetor da doença é a fêmea (infectada) do mosquito. Após o contato com o sangue infectado, o mosquito está apto a transmitit o vírus depois de 8 a 12 dias. Eventualmente, pode acontecer de ela também transmitir o vírus para seus ovos.


O vírus e os sintomas

Há 4 sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 não classificados por grau de gravidade, mas sim pela ordem em que foram descobertospelos cientistas. No Brasil não há registro do DENV-4.


O vírus só sobrevive no ser humano, seu período de encubação é de três a 15 dias

Combate à Dengue

O Projeto de Combate à Dengue, "4D" Dia de Decidir o Destino da Dengue, começou com força total em nosso Colégio. A professora de Língua Portuguesa, Deise Cassiano, aplicou nas turmas o "Questionário de Levantamento de Risco Ambiental para Transmissão da Dengue" e trabalhou com o conteúdo de alguns textos informativos do Ministério da Saúde. Os alunos fizeram trabalho em grupo e todos concordaram que para combater efetivamente à dengue torna-se necessária a preservação e limpeza ambiental.
O que dizem os alunos?
Melhor resposta alunos do 9º ano:
"Vamos colaborar, tentando ao máximo não jogar lixo no chão, seria mais fácil se tivéssemos mais lixeiras públicas em Campos."
Melhores frases - alunos do 8º ano:
"Sua atitude pode mudar o mundo."
"Abrace o Planeta com harmonia."
" O primeiro passo é depositar o lixo no lugar certo."
"Se você tiver que escolher entre um carro e uma árvore, escolha a árvore porque o carro pode quebrar, a árvore dá frutos, sombra e ar puro de graça."



domingo, 1 de março de 2009

Projeto “4D” - Dia de Decidir o Destino da Dengue


Em 2009 o COMBATE À DENGUE prevê ações integradas entre a comunidade escolar e os moradores do entorno do CEJN. São várias atividades dentre elas o monitoramento da limpeza do colégio feito pelos representantes de turma eleitos.


Durante o ano de 2009 os alunos serão incentivados a identificar e recolher materiais que funcionam como facilitadores da procriação do mosquito da dengue. O objetivo é que eles observem, analisem e tenham atitudes de intervenção nos ambientes e situações do ponto de vista ambiental. O estado de alerta e para toda e quaisquer situações que favoreçam o desenvolvimento e proliferação de agentes nocivos a saúde, como por exemplo, o mosquito da dengue.


As atividades deste projeto, culminarão com uma caminhada dos alunos pelo bairro para distribuição de material informativo, criado na própria escola e outros impressos conseguidos nas instituições públicas responsáveis pelo controle e extermínio do Aedes aegypti. Faremos também parcerias com estas instituições para realizar uma coleta de materiais jogados nas ruas e calçadas que facilitam a procriação do mosquito.


O projeto não se encerrará em 25 de março com a caminhada. Muito pelo contrário, neste dia abriremos um debate na escola e neste Blog, para que haja vigilância permanente e não apenas quando houver notícia de casos de dengue no município. Temos muito trabalho pela frente, precisamos confeccionar faixas, cartazes e envolver toda a comunidade escolar bem como a comunidade situada ao entorno do colégio, na ação de combate ao mosquito da dengue o Aedes Aegypti.


Aula Inaugural - Vem Sonhar... Vem Ser... Vem Vencer!



Aconteceu no dia 02/03 a aula inaugural da EJA com a seguinte programação:

• Abertura com a palavra da Diretora Aizê Aquino que falou aos alunos e professores da vitória que os espera e para que tenham ânimo.

• Em seguida foi apresentada, em Data show, uma síntese do Plano de Ação preparada pela OT da EJA a Professora Regina Pacheco.Apresentação em Power Point.

• Convidado pala falar sobre o tema o Pr. Amaury da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, prendeu a atenção de todos durante a sua palestra interativa. Falou da Necessidade de se ter sonhos para lutar por eles: "O que te faz sair da sua casa ou do trabalho e vir todas as noites estudar no Julião?" " Qual é o seu sonho?" Alguns alunos se manifestaram e falaram dos sonhos que têm para suas vidas.

• Ao témino da palestra foi apresentado o vídeo produzido pela OT Irecy Damasceno. Trata-se de um vídeo amador produzido com fotos e filmagens dos alunos concluintes do Ensino Médio EJA, feitas no 2º semestre de 2008. Na produção foi usada a música "Infinitamente" do grupo Novo Som.
• Com uma chamada à ação foi feito o lançamento da campanha contra a dengue na escola.


• A Professora de Educação Física Gislane falou aos alunos em nome do corpo docente da EJA.
• Para finalizar a Coordenadora do DTE de Campos a Professora Rosângela Pinheiro, deu uma palavra de incentivo aos alunos










e professores, falou sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas na Educação de Jovens e Adultos, falou sobre todas as mídias, incentivou a criação da rádio escola e fez um pedido voltado para a conservação de todos os equipamentos da escola.

Meio Ambiente


“A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações são exemplos de aprendizagem que podem ocorrer na escola.
Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos apreendam, para que possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.
Por outro lado, cabe à escola também garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade.” (PCN) Meio Ambiente

Cenário


O Colégio Estadual Julião Nogueira (CEJN) está situado numa área privilegiada de Campos dos Goytacazes o Parque Santo Amaro. Este bairro é formado por famílias de classe média e a maioria dos estudantes daqui estuda em escolas particulares da redondeza. O fato de não trabalharmos com um grupo significativo do entorno da escola, acaba dificultando uma melhor integração e a parceria, tão necessárias, da escola com a comunidade para realizarem projetos comuns e cuidarem juntos das aprendizagens dos alunos.
Por estar situado bem próximo à Av. Nilo Peçanha, BR 101, o CEJN recebe muitos dos seus alunos dos distritos rurais de Serrinha, Lagoa de Cima, Ibitioca, Tapera e outros que margeiam ou ficam próximos à BR 101. Neste caso estamos disputamos a preferência dos alunos com as escolas dessas localidades que oferecem os mesmos cursos e modalidades de ensino que nós.

Por que então atraímos uma clientela que reside num raio máximo de aproximadamente 50 km da escola (Distrito de Serrinha)?

A resposta está na identificação do homem do campo com a História deste Colégio que tem como patrono um grande usineiro que se preocupava com a educação dos filhos dos seus empregados. Ele criou a escola em 1931 em sua própria fazenda, daí pra cá a escola mudou de nome várias vezes e teve vários endereços até que em 1964 foi construída a sede onde a escola se encontra até hoje.
A preferência pela escola é passada de pai para filho. Um grande número de alunos já teve em suas famílias uma ou mais pessoas que já estudaram no CEJN.
Hoje a escola está tecnologicamente equipada para oferecer um padrão de qualidade que toda boa escola tem. Acreditamos que após construção da quadra poliesportiva prometida para este ano, com recursos já liberados pela SEE/RJ, na ordem de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil), alunos e professores terão muito mais possibilidades para desenvolver um trabalho esportivo que, por certo, nos projetará para um tempo ainda melhor.
Temos um grande desafio pela frente, precisamos recuperar o ponto perdido no IDEB. A nossa meta projetada para 2009 é 3.4 no quinto ano e 4.1 no nono ano. Temos como principal aliada a competência do nosso corpo docente e o sonho de crescer juntos.

Missão do Colégio

“Conscientes de que a educação não pode produzir por si mesma as modificações na sociedade, mas que nenhuma sociedade muda sem seus educadores e que só eles têm permissão da sociedade para mudar a maneira de pensar, o modo de sentir e o modo de agir de toda uma população, é que ousamos ter como missão uma Educação que garanta às crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes do C.E.Julião Nogueira, que aprendam a APRENDER, a FAZER, a Ser e a CONVIVER, em ambientes de aprendizagem diversificados e que o façam com felicidade. “ - Plano de Gestão do CEJN 2009

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Língua Portuguesa - Principais Alterações

Alfabeto:O alfabeto ganha três letras (k, y e w)
Antes: 23 letras Depois: 26 letras

Trema: O trema cai, de vez, em desuso, exceto em nomes próprios e seus derivados. Grafado nos casos em que o “u” é átono e pronunciado (que, qui, gue, gui), o sinal não será mais utilizado nas palavras da língua portuguesa.Antes: lingüiça, conseqüência, freqüência Depois: linguiça, consequência e frequência

Hífen:O sinal não poderá ser mais usado quando a primeira palavra terminar com vogal e a segunda começar com consoante. Antes: anti-rugas, auto-retrato, ultra-som Depois: antirrugas, autorretrato, ultrassom

O hífen também não deve ser grafado quando a primeira palavra terminar com letra diferente da que começar a segundaAntes: auto-estrada, infra-estrutura Depois: autoestrada, infraestrutura
O sinal deverá ser usado quando a palavra seguinte começa com b, h, r, m, n ou com vogal igual à ultima do prefixoAntes: anti-imperialista, super-homem, inter-regional, sub-baseDepois: anti-imperialista, super-homem, inter-regional, sub-base.

Outro caso que se faz necessário o uso do hífen é quando a primeira palavra terminar com vogal ou consoante igual à letra que começar a segundaAntes: microônibus, contraataque, microondasDepois: micro-ônibus, contra-ataque, micro-ondas.

Acento agudo:Os ditongos abertos “éi” e “ói” das palavras paroxítonas não serão mais acentuadosAntes: jibóia, apóio, platéia, européiaDepois: jiboia, apoio, plateia, europeia* As palavras herói, papéis e troféu continuam sendo acentuadas porque têm a ultima sílaba mais forte .

O acento some também no “i” e no “u” tônicos quando vierem depois de ditongo em palavras paroxítonas Antes: feiúra, bocaiúvaDepois: feiura, bocaiuva * O acento permanece se o “i” ou o “u” estiverem na ultima sílaba, a exemplo de Piauí e tuiuiú

Na letra “u” dos grupos que, qui, gue e gui o acento também deixa de existirAntes: apazigúe, averigúe Depois: apazigue, averigue

O acento diferencial também some em alguns casos Antes: pára, péla, pêlo, pólo, pêraDepois: para, pela, pelo, polo, pera* O acento diferencial não deixa de ser usado em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma também continua sendo acentuada para ser diferenciada de forma.

Acento circunflexo: O acento circunflexo some nas palavras terminadas em “êem” e “ôo”Antes: crêem, vêem, lêem, enjôoDepois: creem, veem, leem, enjoo.

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut