“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

domingo, 1 de março de 2009

Cenário


O Colégio Estadual Julião Nogueira (CEJN) está situado numa área privilegiada de Campos dos Goytacazes o Parque Santo Amaro. Este bairro é formado por famílias de classe média e a maioria dos estudantes daqui estuda em escolas particulares da redondeza. O fato de não trabalharmos com um grupo significativo do entorno da escola, acaba dificultando uma melhor integração e a parceria, tão necessárias, da escola com a comunidade para realizarem projetos comuns e cuidarem juntos das aprendizagens dos alunos.
Por estar situado bem próximo à Av. Nilo Peçanha, BR 101, o CEJN recebe muitos dos seus alunos dos distritos rurais de Serrinha, Lagoa de Cima, Ibitioca, Tapera e outros que margeiam ou ficam próximos à BR 101. Neste caso estamos disputamos a preferência dos alunos com as escolas dessas localidades que oferecem os mesmos cursos e modalidades de ensino que nós.

Por que então atraímos uma clientela que reside num raio máximo de aproximadamente 50 km da escola (Distrito de Serrinha)?

A resposta está na identificação do homem do campo com a História deste Colégio que tem como patrono um grande usineiro que se preocupava com a educação dos filhos dos seus empregados. Ele criou a escola em 1931 em sua própria fazenda, daí pra cá a escola mudou de nome várias vezes e teve vários endereços até que em 1964 foi construída a sede onde a escola se encontra até hoje.
A preferência pela escola é passada de pai para filho. Um grande número de alunos já teve em suas famílias uma ou mais pessoas que já estudaram no CEJN.
Hoje a escola está tecnologicamente equipada para oferecer um padrão de qualidade que toda boa escola tem. Acreditamos que após construção da quadra poliesportiva prometida para este ano, com recursos já liberados pela SEE/RJ, na ordem de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil), alunos e professores terão muito mais possibilidades para desenvolver um trabalho esportivo que, por certo, nos projetará para um tempo ainda melhor.
Temos um grande desafio pela frente, precisamos recuperar o ponto perdido no IDEB. A nossa meta projetada para 2009 é 3.4 no quinto ano e 4.1 no nono ano. Temos como principal aliada a competência do nosso corpo docente e o sonho de crescer juntos.

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut