“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alunos mudam a paisagem do CE Julião Nogueira

A professora de Matemática, Ciências e Biologia - Alzélia Pontes de Souza Rabello , atua no CE Julião Nogueira há 32 anos. Atualmente está realizando um trabalho bastante interessante com suas turmas na execução do projeto "Ecologia, uma questão de educação". Professora consciente e coerente com as ideias que prega, ela conquista seus alunos com aulas dinâmicas, baseadas em experiencias científicas e pesquisa.
Está sempre levando os alunos aos laboratórios de ciencias e de informática. A professora Alzélia e a professora Cláudia Márcia Carvalho, incomodadas com a falta de árvores nos patios da escola, resolveram o problema. Fizeram o plantio de algumas mudas de árvores, mas antes fizeram o estudo das raízes e descobriram que as que apresentam raiz pivotante, costumam apresentar um porte bem elevado, sendo mais indicadas para espaços urbanos pois suas copas se abrem além das fiações elétricas. Outra vantagem é sua fixação ao solo, a raiz cresce como as pilastra de um grande edifício, dando a árvore um ótimo meio de sustentação.

Além da ação de transformar a paisagem do colégio outros temas foram pesquisados e estudados pelos alunos.

Tratado de Kioto
Foi um tratado de uma conferencia sobre mudanças climáticas que ocorreu na cidade de Kioto no Japão em 1997. Alguns países não assinaram esse tratado como: Estados unidos, Austrália e Canadá. A Rússia só assinou depois que descobriu que com a adesão, eles poderiam usá-la como troca para conseguir ingresso.

David e Rodolfo - turma 601

Efeito Estufa
É a forma que a terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na terra. Isto se deve principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como dióxido de carbono, metano, ozônio e outros.

Hiago e Jeremias -turma 601


Poluição Atmosférica
A poluição resulta da emissão dos gases poluentes de partículas sólidas na atmosfera. Pode provocar degradação dos ecossistemas, devido o lançamento de inúmeras substâncias radiativas.

Natan e Mateus - turma 601

Dados estatísticos
Cerca de 10% dos gases poluentes poderiam ser evitados só em São Paulo. Mais de 44 milhões de habitantes morrem e 45 milhões de habitantes com problemas respiratórios graves. A cidade de São Paulo é a cidade mais industrializada da Região sudeste.

Otávio e Milena - turma 601

Causa e consequências do aquecimento global
Pesquisadores do clima mundial afirmam que, num futuro bem próximo a temperatura enfocada pelo efeito estufa, poderá provocar o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento do nível da água dos oceanos. Como consequência deste processo, muitas cidades localizadas no litoral poderão ser alagadas e desaparecer do mapa. Com isso vários ecossistemas irão desaparecer com a extinção de espécies vegetais e animais.

Juliana, Elisa e Thainá - turma 601

Aquecimento Global
O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar, perto da superfície da terra, que se tem verificado nas décadas mais recentes e a possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenômeno se manifesta como um problema na vida de todos os seres vivos.

Carlos Eduardo e Mauro - turma 601

Nova Tecnologia
A empresa Catarinense Carbono Brasil Tecnológica em serviços ambientais, desenvolveu um processo que utiliza o plasma térmico para degradar e transformar moléculas de gases da combustão. Esse princípio diminuirá o aquecimento global.

Ruliana e Suiane - turma 601

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut