“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Política dos 3R's - Reduzir, Reutilizar, Reciclar

No mês de junho todas as atenções da mídia se voltam para o Meio Ambiente, por este motivo temos ouvido e visto muitas abordagens sobre este tema nestes últimos dias. Amanhã dia 05/06 é o Dia do Meio Ambiente. A cada ano renovamos os nossos votos de amor e preservação à natureza mas, o que temos de concreto, quais ações foram implementadas por cada educador baseadas nas mesmas reflexões feitas no ano passado? Quero que a nossa nova enquete sirva de alerta para que sejamos preservadores em tempo integral, porque a natureza não pode esperar para ser preservada num único dia ou em apenas um mês do ano. Uma política muito simples é a dos 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). No dia em que nós educadores estivermos praticando estas políticas nas nossas casas e escolas; quando estivermos divulgando as nossas ações simples do dia-a-dia em favor do meio ambiente e quando EU, VOCÊ, e ELE ou ELA desconstruirmos a visão de que as nossas florestas e as nossas águas são Patrimônio da Humanidade e nos apossarmos desses bens que é MEU, e que também é SEU; Aí as práticas serão outras porque simplesmente não aceitamos que o nosso vizinho mande no nosso quintal e nem que dê ordem na nossa casa. Cuidamos do que é nosso com zelo. Construímos muros cada vez mais altos e, se não forem suficientes os muros, contratamos empresas vigilantes para proteger o nosso patrimônio. Quanto ao Patrimônio da Humanidade? Nós, pessoas simples, deixamos a tarefa da preservação a cargo de outros, que nomeiam outros, que delegam para outros, que esperam pelos outros, que culpam os outros. Porque Patrimônio da Humanidade não tem "dono" (as aspas demonstram que eu e você sabemos quem são os donos. Cabe a MIM e a VOCÊ não permitir que o MEU e o SEU quintal sejam invadidos pelos ladrões. Cabe a MIM e a VOCÊ cuidarmos do nosso jardim, diminuirmos a conta de água e de energia elétrica das nossas casas (diminuindo o tempo debaixo do chuveiro e evitar que vários eletrodomésticos estejam ligados para utilização de uma única pessoa - TV e Computador por exemplo), reutilizarmos os saquinhos do supermercado, separarmos o nosso lixo e o enviarmos para serem reciclados.

Vejamos abaixo alguns exemplos de materiais que podem ser reciclados, reutilizados ou reduzidos, e no que eles se transformam.



A) Chapas de Raio-X


As chapas de raio-X esquecidas nos hospitais são revendidas e muitas vezes recicladas por empresas responsáveis por lixo hospitalar. Reutilizados, esses cristais se transformam em talheres e jóias, por exemplo. A partir de outro material restante da reciclagem das chapas, o acetato, podem-se fabricar caixas de presentes e bolsas. A ONG estuda uma forma eficaz de fazer a reciclagem das chapas ainda neste ano.

Por enquanto, pode-se tentar vendê-las. Na internet, há anúncios, geralmente dirigidos a quem vende o material em grandes quantidades. Por isso, é interessante que condomínios e associações se reúnam para coletar e revender as chapas, que costumam render cerca de R$ 1,50 a unidade.



B) Eletrônicos



Muitos dos eletrônicos, como TVs e monitores, também possuem, em seu interior, substâncias como chumbo e fósforo, que podem contaminar o ambiente. Com a reciclagem do lixo tecnológico, podem-se obter ferro, alumínio e metais preciosos como ouro ou prata. Uma boa alternativa para a reciclagem é a reutilização. Além de vender ou trocar seu micro usado, há a opção de doá-lo a uma ONG ou associação.



C) Isopor



A bandejinha do frango, o protetor de eletrodomésticos e a maquete de um trabalho de colégio podem não parecer, mas são bastante nocivos ao ambiente. Também conhecido como poliestireno estendido (ou EPS), o isopor é, na realidade, um tipo de plástico que leva 150 anos para se decompor. No Brasil, são consumidas anualmente 36,5 mil toneladas do material. Poucas empresas o coletam, pois é necessária uma grande quantidade do material para que a reciclagem se torne economicamente viável e o isopor é bastante volumoso, o que encarece o transporte usado na coleta.

Mas, uma vez reciclado, o EPS misturado ao cimento, oferece várias vantagens em relação à cerâmica e ao concreto comum. Chamado de cimento isopor, ele é mais leve e, como não é orgânico, não serve de alimento a nenhum ser vivo, como formigas ou cupins.



D) Pilhas e Baterias



Pilhas e baterias têm em sua composição chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, que podem acarretar em sérios problemas a saúde e ao meio ambiente se não forem manuseadas corretamente. Um dos maiores problemas está nos produtos importados, que em sua maioria são contrabandeados. E são justamente estas pilhas e baterias que contêm mais chumbo e mercúrio que o limite definido pela Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)257. Segundo ela, este tipo de resíduo só pode ser misturado aos domiciliares, em aterros sanitários licenciados, se atenderem aos limites estabelecidos, ao contrário, deve ser separado, tornando-se assim um material potencialmente reciclado.



As pilhas e baterias recicladas transformam-se em matéria-prima na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e químicas em geral.


E) Óleo de cozinha



Assim como acontece com as latas de alumínio, a reciclagem do óleo usado está se tornando um exemplo de como o reaproveitamento de matéria-prima pode ser duplamente benéfico. Alguns condomínios, por exemplo, vendem o óleo usado e, com a renda obtida, pagam as despesas de manutenção dos prédios. Outros entregam o material a usinas de reciclagem e recebem de volta o sabão produzido a partir dele.



O óleo pode se transformar em sabão e em biodiesel. Quem não quiser fazer o sabão em casa, pode levar o óleo usado para algum ponto de reciclagem.



F) Água da Chuva



Quem tem uma casa com cem metros quadrados de área construída e não possui sistema de captação de água pluvial, está desperdiçando cerca de 100 mil litros de água por estação de chuvas. Algumas pessoas usam a água apenas para lavar pisos, carro e para descarga do vaso sanitário. O uso desta água para ingestão ou banho requer alguns cuidados.

________________________________________________



http://www.sindico.com.br/391/informese/guias/reciclagem/postos-de-entrega#rj-rio



No link acima vocês encontram postos de entregue das seguintes cidades: Belo Horizonte-MG, Blumenau-SC, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-RJ.

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut