“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

terça-feira, 3 de junho de 2008

Produção de Texto é Simples Assim

Na foto o aluno Amaro do 1º ano do Ensino Médio - Ele ama a escola e adora escrever.

"No momento de redigir um texto, uma dificuldade que é bastante comum: como começar? Como colocar no papel as idéias, dando-lhes um ordenamento lógico e coerente?"...

"Sabem qual o maior erro de quem vai escrever um texto? Imaginar que ele deve “nascer pronto”! Com princípio, desenvolvimento e conclusão; parágrafos ordenados, conforme mandam os manuais! Senhores e senhoras, trago boas-novas, como disse o poeta! Comecem RABISCANDO! Isso mesmo! Sua futura casa, com azulejos coloniais e mármore branco, deverá nascer dos escombros do seu inconsciente para vir à tona, magnífica e bela. Peguem a folha de papel e pensem nela como algo que, primeiro, deve ser rabiscado, com idéias soltas, inicialmente desconexas. É o seu interior que fala, pulsa, latejando de vontade de expressão."

(Ney Mourão - Jornalista, poeta, redator publicitário, especialista em Educação a Distância. Webmaster do site Redação Criativa. Mesmo não sabendo desenhar, elabora desenhos mentais, no momento de iniciar um texto)

Na foto da direita podemos perceber três momentos de uma produção textual. Observem como o autor começa tímido e cheio de dúvida, mas depois vai ampliando o seu texto.

Vale a pena ler o texto do Ney Mourão na íntegra. Produzir textos não é tão difícil assim, mas nos acomodamos e quase não escrevemos. Como formar leitores e escritores se os professores não dedicarem um tempo para a leitura e não se aventurarem na escrita, mesmo correndo o risco de errar e ser criticado?

Quando releio meus textos, mesmo os já publicados, descubro que eles podem ficar melhor. Então eu os abro, os desmancho, os refaço. Faço isso até ficar completamente satisfeita. Depois eu peço alguém para ler, ou eu mesma os leio em voz alta. Observo a sonoridade, porque mesmo sem saber todas as regras gramaticais, aquele que lê, pode escrever um bom texto procurando usar as palavras que combinam. Escrever para mim é um eterno exercício de fazer e refazer até que o som do meu texto seja agradável aos meus próprios ouvidos.

Irecy Damasceno

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut