“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tema Amizade - Projeto Aprender com Campeões

Clique no título para conhecer o projeto na íntegra. A avaliação e atividades abaixo poderão ser impressas, para isto, basta clicar em cima da página desejada que ela abrirá em tamanho A4 e você poderá imprimí-la.


A idéia deste projeto surgiu pela necessidade de trabalhar os valores básicos para uma convivência harmônica e saudável entre alunos de 10 a 15 anos do 5C ano. Eles apresentavam dificuldades de aprendizagem e a maioria deles, com histórico de sucessivas reprovações. A diversidade de interesses e níveis diferenciados de conhecimentos, serviram como ponto de partida para formação dos alunos monitores que ajudavam os colegas da própria turma nas tarefas escolares. Como resultado deste trabalho, pude perceber através da diminuição dos conflitos e das atitudes de solidariedade e ajuda mútua, o nascimento e desenvolvimento de algumas amizades entre os alunos. A superação gradativa dos sentimentos de competição, egoísmo e discriminação foi percebida até pelos familiares, tendo em vista a mudança de atitude dos que participaram do projeto. Aumentou a capacidade para realizar atividades de pesquisa. Houve maior participação e cooperação nos trabalho em equipe. Melhorou a disciplina dentro dos diversos ambientes de aprendizagem e no pátio no horário do intervalo. Melhorou também o desempenho nas atividades para expressar opinião; leitura, interpretação e produção de textos; exercícios para completar, inferir, comentar, identificar e localizar; questões de raciocínio lógico e de cálculo. Fizeram sem dificuldade a avaliação integrada pois todas as aulas do projeto eram desafiadoras para eles.

Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica

Um comentário:

Anônimo disse...

Irecy e demais educadores.

Que emocionante! Em primeiro lugar, pela qualidade das idéias e pelo visível esforço em promover a diferença. Em segundo, pelo gesto carinhoso de compartilhar, de não esconder, de transmitir a outros suas experiências e convidar ao intercâmbio e à construção coletiva. É assim que se promove Desenvolvimento Social efetivo e se constróem tecnologias sociais de qualidade!

Parabéns! Dá gosto, ler vocês!

Um abraço,

Ney Mourão
Jornalista e Consultor em Educação
Especialista em Educação a Distância
Belo Horizonte/MG
www.neymourao.com.br
blog.neymourao.com.br

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut