Uma história real
Este foi o texto que o aluno Maycon escreveu na avaliação integrada individual do 2º Bimestre. A proposta era, criar uma história a partir de uma figura.
Elogiei sua história, não corrigi os erros, na prova, disse a ele que aquela história poderia ficar ainda melhor e que faríamos à correção juntos, eu e ele. Avaliei o conteúdo do texto e observei que o educando havia desenvolvido a criatividade a capacidade de leitura e interpretação de imagens e que a história inventada trazia, em sua essência, evidências de conceitos importantes construídos sobre o tema amizade e solidariedade abordados no projeto.
Prometi ao aluno que, no período de recuperação, eu faria a correção junto com ele no laboratório de informática. Ele ficou bastante animado. Durante a correção eu disse que aquele diálogo dava para escrever uma história em quadrinho.
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS foi criada no editor de texto com o retângulo e outras ferramentas de desenho. Com incentivo e a orientação necessária o aluno criou com prazer. A história foi reescrita, corrigida e até ampliada pelo próprio aluno. Durante a digitação ele usou a ferramenta de auto correção que marcava as palavras com erros e isto ajudou na correção da ortografia. Ele entendeu que, naquele momento, sua capacidade criativa era mais importante para mim do que uma escrita ortograficamente perfeita. Ele entendeu também que um texto escrito de forma correta e organizada pode ser compreendido e apreciado por todos que são alfabetizados e isto tem servido de motivação para que o aluno Maycon use o computador, mais especificamente o editor de textos para reescrever e corrigir todos os seus textos feitos no caderno portfólio de meia pauta.
Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Recuperação Paralela - Uma História de Sucesso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário