“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Instituto Ecoar para a Cidadania

(Na foto:Irecy, Aizê e Vanessa)

Recebemos em nossa escola às 11h de hoje a visita da professora Vanessa Parreiras da Silva, Técnica em pesquisa do Instituto ECOAR para a Cidadania.
O principal objetivo da visita foi a realização de uma entrevista que contribuirá para o diagnóstico participativo dos municípios da Bacia de Campos.

Fundado no ano de 1992, o Instituto ECOAR para a Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, sediada na cidade de São Paulo e formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que se reuniram logo após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Global 92, a fim de continuar discutindo questões ambientais emergentes e colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e em equilíbrio com a natureza.

Pessoas que acreditam que a prática da educação ambiental deve objetivar o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades que contribuam para a sobrevivência - a nossa e a de todas as espécies e sistemas naturais do planeta - a participação e a emancipação humana.

Ecoar os princípios da educação ambiental, contribuindo para que valores éticos como cooperação, solidariedade, generosidade, tolerância, dignidade e respeito à diversidade, possam permear o cotidiano das pessoas, tem sido a missão e a razão de exisir do Instituto Ecoar para a Cidadania desde sua criação.

Para nós, pensar em Educação Ambiental é deixar-se levar pela paixão irresistível que a vida nos suscita, refletir sobre a fragilidade da sua constituição, sobre a diversidade de suas formas e sobre as atitudes que devemos ter para admirá-la e protegê-la.

(Clique no nome do instituto que está no título desta postagem para conhecer o ECOAR)

A Professora Vanessa trabalha também na Secretaria Municipal de meio Ambiente no município de São Francisco de Itabapoana.Seu trabalho tem contribuído para disseminação da Educação Ambiental na nossa região.Já desenvolveu importantes projetos como:
"São Francisco Mais Verde"
"Arborização da Praia de Lagoa Doce"
"Usina de Triagem e Compostagem de Lixo"
"Óleo pra gente e faça diferente!"


Perguntamos à Professora Vanessa o que ela espera que aconteça a partir deste diagnóstico e obtivemos a inteligente resposta.

"A educação é contagiosa ela reverbera e, sem que se perceba, as ações fluem
de todas as partes até mesmo porque faz o homem se enxergar como parte pertencente
ao meio. Espero que todos (todos os segmentos da sociedade) se comprometam com as questões ambientais e que seja implementado um projeto de educação ambiental efetivo, que tenha como conseqüência a conscientização da sociedade em relação ao meio ambiente e propostas para ações ecológicas vindas de todas as partes."

Agradecemos a professora Vanessa pela perticipação no nosso Blog.

Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica
Aizê Albernaz de Aquino Monteiro - Diretora Geral

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut