“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

quarta-feira, 7 de maio de 2008

EJA - Um Grupo Alegre e Unido

Clique no título para acessar o Projeto ej@nova.com.vida

"Um por todos e todos por um."

Em 2004 a EJA (Educação de Jovens e Adultos) estava numa situação difícil em nossa escola. Mais de 50% de evasão por fase (semestre) e o grande desinteresse dos alunos pelo estudo acarretava altos índices de reprovação. Só tínhamos duas opções: assumir nossa incapacidade para trabalhar com esta modalidade e fechar as portas aos jovens e adultos, ou estudar, aprender e aplicar uma nova pedagogia que melhorasse a aprendizagem e por conseqüência o índice de aprovação.

Aceitamos o desafio da segunda opção.
Em 2005 implantamos o Ensino Médio na EJA e neste mesmo ano 90% dos professores da nossa escola sacrificaram seus sábados durante mais de um semestre, fazendo um curso específico para Professores da EJA oferecido pela SEE/RJ e coordenado pelo Professor Hilton Miguel - Coordenador da EJA na SEE/RJ. O resultado foi surpreendente. Começamos a buscar e compartilhar constatemente metodologias que davam mais vida e brilho às aulas. Selecionamos conteúdos que despertassem nos alunos o prazer de aprender e que fossem ao mesmo tempo essenciais para a vida.

O resultado desse esforço do ano anterior foi que no segundo bimestre de 2006 alguns alunos da EJA formados em nossa escola já estavam ingressando nas univessidades de Campos dos Goytacazes. Muitos fizeram a prova do ENEM e uma das alunas conseguiu bolsa integral em uma Universidade Particular. Foi uma grande vitória da nossa escola enquanto instituição que assumiu o compromisso com a educação global dos educandos e procura cumprir com sua função educativa e social.

Em nossas reuniões brotavam idéias, que regávamos até que florecessem. A criatividade dos professores tornavam as aulas mais atraentes. Oferecemos aos alunos e familiares, com a juda da FENORTE, diversos cursos de qualificação profissional: fabricação de pães, de bombons e ovos de páscoa, informática básica, cestaria de jornal e bijouterias. Estes cursos funcionavam no 3º turno em horário complementar. O Laboratório de Informática funcionava diariamente com a Orientadora Tecnológica e o Aluno Monitor (voluntário) que ajudavam nos trabalhos e pesquisas na Internet. (Torcemos para que o LIED volte logo a funcionar, pois ele tem uma importância fundamental para alunos e professores.)

Outro fator que merece destaque é o compromisso dos educadores da EJA com a manutenção da qualidade das aulas que ministravam e ainda ministram. Inicialmente os alunos estranharam e reclamaram principalmente das aulas da área das ciências naturais e exatas do EM. Oferecemos aulas de reforço com estagiários de licenciatura em Matemática, Física e Química. Recebemos em nossa escola, por mais de um bimestre, o projeto "TENDA DA MATEMÁTICA" da UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA. Neste trabalho com os estagiários, queremos dar destaque ao trabalho voluntário do Professor Joary Ribeiro do Rosário, na época universitário, hoje pós-graduado em Ciências Naturais com ênfase em Matemática e Física. Este professor continuou dando aulas de reforço para os nossos alunos mesmo depois de cumprir o seu estágio. Com estas e outras parcerias nosso objetivo era elevar os conhecimentos dos alunos para que superassem as dificuldades iniciais e não diminuir a qualidade do ensino em nossa escola. E foi assim que aconteceu.

Também merece destaque nesta matéria o compromisso dos professores com a escola e principalmente com os alunos, que pode ser comprovado ao verificarmos que raramente, muito raramente mesmo, os professores da EJA tiram abono ou licença médica e quando eventualmente o fazem os outros cobrem a falta para que os alunos não sejam prejudicados. No Conselho de Classe do 1º Bimestre de 2008 comemoramos o sucesso crescente da EJA, o bom nível dos alunos e o empenho dos professores em continuar estudando para promover na EJA uma educação cada vez melhor. Todo esse conjunto de ações e atitudes transformaram a Educação de Jovens e Adultos no Colégio Estadual Julião Nogueira. Hoje nossos números e índices são muito melhores do que os de 2004 porque pagamos o preço da mudança.

Um comentário:

Anônimo disse...

O grupo da EJA é alegre porque é unido, pois nós, educadores, deveríamos fazer da UNIÃO o segredo do nosso sucesso.
PARABÉNS PROFESSOPRES DA EJA!!!

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut