“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

domingo, 26 de abril de 2009

Aula no Centro de Educação Ambiental - Apoio SMMA

Várias turmas do Ensino Fundamental foram visitar o CEA - Centro de Educação Ambiental. "Foi uma aula super bacana, aprendi muitas coisas e ainda comi jabuticaba." comentou o aluno Alcirley da turma 501. Além do verde tem outros espaços: biblioteca, sala de multimídia, laboratório de informática. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem profissionais altamente qualificados para apoiar projetos ecológicos como o nosso. Agradecemos ao Secretário Paulo Feijó e sua equipe pela parceria e apoio ao plano de ação do nosso colégio.
A Educação Ambiental, num sentido amplo, estará presente em todas as atividades desenvolvidas pelos educandos e em todas as ações implementadas pelos educadores com enfoques diferentes a cada bimestre.
Neste passeio o aluno pode identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligados a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente; que é um dos objetivos elencados no Plano de Ação.

Nossa escola assumiu o compromisso com o desenvolvimento de uma consciência ecológica, ensinando aos educandos novas lições sobre a importância da preservação, sobre as formas de desenvolvimento sustentável, sobre o uso de energias alternativas, conservação das espécies nativas para o equilíbrio ambiental. Eles precisam entender que é mais do que necessário e urgente aprender sobre o reflorestamento das encostas e sobre recuperação da mata ciliar, porque são eles, – que pertencem às camadas mais empobrecidas da sociedade- que mais sofrem as conseqüências do assoreamento das lagoas e dos rios que causa enchentes que tiram a vida de tantas pessoas e deixam milhares de outras desabrigadas.

Com esta aula chegamos muito próximo do que acreditamos e percebemos como qualidade na educação. Alunos que em sala de aula são problemáticos, desatentos, agressivos, indisciplinados etc., neste dia correram para realizar a atividade de montagem do texto, porque foram desafiados; cavaram o chão para plantar uma muda, porque entederam a teoria. Enfim, participaram da aula porque estavam felizes.







Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut