O último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) revela que das cem escolas com notas mais altas, 29 são do Rio de Janeiro, inclusive a primeira colocada, o tradicional Colégio de São Bento. Pelo segundo ano consecutivo, o São Bento lidera o ranking, com média de 80,58 pontos na prova objetiva e na redação.
Depois do Rio, Minas Gerais é o estado com maior número de estabelecimentos no topo da lista: 23. São Paulo ficou em terceiro lugar, com 20. Em 12 estados - todos os da Região Norte, dois do Centro-Oeste e três do Nordeste -, nenhum colégio obteve pontuação suficiente para figurar entre os cem primeiros colocados.
O Enem teve 2,9 milhões de participantes no ano passado, dos quais 1,1 milhão eram estudantes do ensino médio - os demais já haviam concluído esse nível de escolaridade. Os resultados individuais do exame foram divulgados em novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre as mil escolas com piores notas no Enem 2008, 965 são estaduais. Escolas particulares predominam entre as cem melhores: são 83. Das 17 públicas, porém, 15 são federais. As duas únicas estaduais têm características que as distinguem da maior parte da rede pública: no Rio, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP/Uerj); em São Paulo, a Escola Técnica de São Paulo. Ambas fazem vestibulinho para selecionar seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário