“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

domingo, 13 de julho de 2008

Roberto Schwarz Fala Sobre Machado de Assis

Roberto Schwarz, nascido em 20 de agosto de 1938 na cidade de Viena, Áustria. é um crítico literário do Brasil e professor aposentado de Teoria Literária da USP e UNICAMP. Um dos principais continuadores do trabalho crítico de Antonio Candido, redigiu estudos sobre Machado de Assis elencados entre os mais representativos na fortuna crítica sobre o autor das Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Embora existam idéias divergentes, vale a pena conferir o conhecimento que lhe atribui uma autoridade singular quando o tema é Machado de Assis.



O ano de 2008 promete entrar na história nos estudos machadianos. O centenário da morte de Joaquim Maria Machado de Assis, em 29 de setembro próximo, será o motivo para a publicação de livros, a realização de debates e inspira a microssérie que a TV Globo planeja para julho - Capitu. O centro das celebrações será a Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada por Machado de Assis há 110 anos.

A Academia fechou também convênio com o MinC (Ministério da Cultura) para lançar todos os livros do autor a preços populares (que deverão custar entre R$ 3 e R$ 5). No fim do ano, a ABL vai publicar um dicionário sobre a obra de Machado de Assis, sob direção de Ubiratan Machado. No mercado editorial, no segundo semestre, a Nova Aguilar publicará, em três volumes, a obra completa do autor.

Só para lembrar, a nova Biblioteca do Colégio Estadual Julião Nogueira, reinaugurada em 18 abril de 2008, recebeu o nome de Machado de Assis e está desenvolvendo um projeto de Contação de História com o Grupo de Teatro do Colégio. A estréia, com a História adaptada por Iara Lima do grupo Faz de Conta: Tem Buraco no Céu da Floresta Amazônica, foi no dia 11 de julho de 2008. Parabéns às professoras bibliotecárias Márcia Lourdes Martins da Silva Barbosa e Cláudia Márcia Manhães de Sousa Cardoso. Este evento foi a culminância do projeto de Meio Ambiente desenvolvido pelas professoras do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, no 2º Bimestre.

Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut