“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

terça-feira, 29 de abril de 2008

Os Quatro Pilares da Educação


Aprender a conhecer
Aprender a fazer
Aprender a viver com os outros
Aprender a ser


Em 1999 foi entregue a UNESCO um relatório, editado em forma de livro, intitulado EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI. Elaborado pela Comissão Internacional que tinha a incumbência de definir propostas para a educação do III Milênio, esse relatório elege as aprendizagens de conhecer, fazer, conviver e ser como os quatro pilares da educação.

Há uma transrelação que liga esses quatro pilares. Nenhum pode ser omitido. A educação até agora esteve sob domínio do aprender a conhecer. Vivemos e estudamos na era conteudista da memorização. aprendemos também alguns procedimentos, como por exemplo, utilizar técnicas e fórmulas para resolver operações matemáticas. O aprender a fazer, não teve a mesma ênfase do aprender a conhecer. Mas foi só isso que tivemos e o resultado está aí, uma sociedade constituída de pessoas que precisam aprender a arte da convivência, que precisam reinventar-se e descobrir formas de desenvolvimento sustentável para preservar a própria espécie humana. Diante de tantas tragédias, violência, corrupção e outros tantos males que nos atingem urge aprender a ser humano.

Uma educação global e integral do homem, requer um direcionamento à totalidade aberta do ser humano e não apenas a um dos seus componentes. A escola precisa valorizar, veicular e avaliar seu próprio desempenho, através das aprendizagens consolidadas nos alunos que se revelam através de suas atitudes positivas ou negativas. Temos escolas e colégios, mas não podemos dizer que temos uma educação que tranforma e liberta enquanto negarmos a importância equitativa desses quatro pilares.
Do relatório entregue a UNESCO quatorze páginas,ou seja, todo o quarto capítulo trata dessa proposta. Os quatro pilares da educação tem origem em nossa própria constituição como seres humanos. Eles estão de tal forma interligados que não dá mais pra separar. Agora, deste novo sistema de educação a aprendizagem mais urgente e difícil, pra não dizer impossivel de ser ensinada, é a convivência. A arte de conviver de modo harmonioso no trabalho, em família e nas diversar comunidades que participa, não pode ser ensinado à pessoa humana apenas com textos, reflexões, parábolas e histórias, nem tão pouco com ameaças, castigos e exclusão. A convivência com os demais seres desse planeta, só será aprendida através dos bons exemplos daqueles que admiramos, respeitamos e amamos. Uma convivência assim requer aceitar-se e ao outro, respeitar-se e ao outro, amar a si mesmo e ao outro com a mesma intensidade.


Irecy Damasceno - Coordenadora Pedagógica

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