“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Campos dos Goytacazes - Nosso Lindo Município

Click nas fotos para ampliar.

Foto da Esquerda:
Porto Fluvial. Vista do Cais da Lapa.

Foto da Direita:
Praça São Salvador refletida no Rio Paraíba do Sul. Vista de Guarus.

(Por Irecy Damasceno)

Fundada em 1835, Campos dos Goytacazes é a maior cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente com mais de 429.667 habitantes é o município de maior crescimento comercial e industrial da região, somando a este desenvolvimento, sua reconhecida importância histórica, por ter sido a primeira cidade da América do Sul a ter iluminação elétrica. O setor econômico cresceu graças à cultura e indústria da cana-de-açúcar iniciado na primeira metade Século XIX e, mais recentemente com a extração de petróleo e gás natural, descobertos em sua plataforma continental. Em 28/03/2008 a cidade completou 173 anos

Atualmente Campos se configura como um Pólo Educacional de Ensino Superior da região. Foram muitas universidades que aqui se instalaram e que atendem a uma demanda, não apenas local, como também regional, oferecendo cursos superiores em todas as áreas do conhecimento. Esta oferta crescente de cursos nos últimos dez anos, atrai moradores temporários, aquece a economia e gera mais recursos para o município. Outro setor que está na mira do crescimento é o turismo. Acreditamos e esperamos que os novos graduados e especialistas nesta área persigam esta tendência e divulgem o nosso potencial turístico durante todo o ano. Há tanta beleza natural, histórica e cultural a ser desvelada na praia do Farol de São Tomé, nas cachoeiras do Imbé, na Lagoa de Cima e na Lagoa Feia, no Solar dos Airizes , no Teatro Trianon, na Cavalhada em Santo Amaro e tantos outros atrativos que Campos oferece.

Campos dos Goytacazes, dividida ao meio pelo Rio Paraíba do Sul, que é , do ponto de vista do desenvolvimento humano integrado, mais importante do que a Baía de Guanabara e a de Sepetiba. Embora sofra com a poluição desde a sua origem em São Paulo, ele ainda é o mais importante manancial de água doce que dispomos para o abastecimento da população, para a irrigação agrícola e para a indústria; é água que gira turbinas para fornecer energia, é leito de transporte, bacia de pesca, de lazer, é identidade e integração de um vale de municípios importantes inclusive o nosso.

O Colégio Estadual Julião Nogueira compilou alguns textos e informações importantes sobre a história, a cultura, a paisagem, a beleza natural, os pontos turísticos, a economia, a população, a política, os vultos históricos. Contamos com a ajuda dos professores e historiadores de Campos, no sentido de nos informar sobre eventuais equívocos nas postagens para que possamos corrigí-las a fim de que todas as informações ao serem usadas pelos alunos possam contribuir para a formação da sua cidadania. Enfim, estaremos fornecendo para nossos alunos, professores e para todos os interessados uma fonte de pesquisa confiável e atualizada sobre o nosso município. Além dos textos, mapas, gráficos e outros recursos áudio visuais, postaremos fotos antigas e atuais legendadas. Conhecer é o primeiro passo para se envolver, se comprometer e amar. Conhecendo o nosso município sob a ótica dos educadores e historiadores, estaremos revisitando nossas memórias e tecendo a nossa própria identidade.

Contribuições;
Mande email para jndirecao@gmail.com

Para conhecer o Blog Campos dos Goytacazes - Nosso Lindo Município click no link abaixo ou copie e cole o endereço na barra do navegador.

Um comentário:

ROSAMANHAES disse...

Aleluia, finalmente a História do Julião começa a se materializar.
Agora é concretizar a nossa sala de História,funcionando,para que nossos alunos possam pesquisar sobre a Esooa sobre Campos e sobre a Usina do Queimado.
Rosa

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut