“Segunda-feira dia 07/02, volta às aulas, do nosso ano letivo 2011.”

sábado, 17 de maio de 2008

A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil

Recebi esta mensagem e resolvi postá-la neste Blog. Vale uma reflexão. Não acredito que seja tão grave assim, pelo menos na nossa escola. Temos procurado selecionar os conteúdos e orientar os professores. Sei que alguns são resistentes a mudanças, mas mesmo assim não vejo a situação da educação com tanto pessimismo. Os livros didáticos distribuídos pelo MEC através do PNLD, avaliados e recomendados, não trazem atividades como esta. Acredito que se a situação do ensino está caótica em algumas regiões, não se pode culpar apenas as atividades elaboradas pelo professor ou as avaliações externas (múltipla escola) que o aluno faz. É complexa a situação da aprendizagem no Brasil e envolve fatores sociais, econômicos, políticos, administrativos além de outros.

Vale a pena ler o texto, eu dei boas risadas. É uma tentativa de justificar a inabilidade profissional de uma vendedora que não desenvolveu muito bem o seu raciocínio lógico matemático. O exemplo é uma caricatura engraçada.

A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil...

"Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda . Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo é de R$20,00. Se você souber ler, coloque um X ao lado do R$20,00.
( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$100,00


Nas Escolas da rede Municipal do RJ, alunos da quinta série NÃO SABEM LER NEM ESCREVER E PASSAM DE ANO .............

ISSO TUDO É PARA OS POLÍTICOS DIZEREM QUE O ÍNDICE DE ANALFABETISMO CAÍU .

O RESTO VCS JÁ SABEM . . . . .

BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS"

Um comentário:

Maria Zilnete disse...

Sempre aparece algum saudosista relacionando o ensino de antigamente com o atual. Os tempos são outros e com o avanço das ciências e das novas tecnologias o ensino da matemática se modernizou.
Antigamente aprendíamos conteúdos que hoje caíram no desuso porque o mundo mudou e a escola está inserida na sociedade, portanto não pode ficar obsoleta.
Hoje os professores têm a missão de mediadores e incentivadores do conhecimento proporcionando uma variedade de situações didáticas significativas e desafiadoras, baseado nos conhecimentos prévios. O importante é que o aluno desenvolva o raciocínio lógico participando de atividades, agindo e refletindo sobre a realidade que o cerca para que o conhecimento aprendido seja utilizado no dia-a-dia.
Nunca é demais lembrar que sem bons professores não há boas escolas e, sem essas, as expectativas de melhorar a educação fatalmente acabarão frustradas.
Vocês estão cumprindo brilhantemente a missão de contribuir para a melhoria da educação. Continuem a jogar luz na trajetória de tantos educandos que elegeram a Escola “Julião Nogueira” como a escola do coração.
Gostei muito do humor na matemática!

 
©2009 Alexandre Fernandes Por Orkut